Amigas

Sempre me deparo com meninos que ficam indignados porque “fulana contou pra amiga tal coisa”. Eles não entendem que, sob nossa perspectiva, é traição/crime acontecer algo de emocionante na nossa vida e a gente simplesmente não compartilhar com nossas amigas. Eu tenho amigas acumuladas ao longo da vida, pertencentes a vários grupos, de diversos momentos e eu escrevo no meu bloco de notas um parágrafo sobre todas as coisas possíveis e imagináveis e saio colando com algumas modificações em cada uma das janelas do chat de cada uma das amigas que eu acho que devem saber a coisa. E dias depois, quando percebo que havia esquecido a amiga x que também teria uma boa opinião sobre o assunto, vou lá e conto também. E elas fazem o mesmo comigo.

Não importa se a gente não mora na mesma cidade, se nunca nos vimos ao vivo, se nos vemos todo dia ou apenas esporadicamente, eu sei sobre todas as pessoas que elas saíram, tudo que elas fizeram com as pessoas, como elas se sentiram e o que isso desencadeou na vida dela. Eu sei sobre todos os problemas familiares, financeiros, acadêmicos e até as crises de insônia e de desânimo. Sei das tentativas de suicídio, das noites de bebedeira e daquela vez que elas resolveram fazer aquela coisa que juraram que nunca fariam. Por causa delas conheço um monte de gente que jamais saberá da minha existência e quando vejo essas pessoas na rua ou em qualquer lugar morro de vergonha, para só então lembrar que elas não fazem ideia de quem eu seja.

Amiga é aquela pessoa que você nem fala oi, apenas descarrega tudo que te aflinge e ela solta uma frase como “Pensa q felipe dylon engordou, fez dreads e ainda assim ta casado” ou “vai assistir Doctor Who e esquecer a vida” ou simplesmente envia um link aleatório pra te desestressar. Ou conversa sobre o problema, pra tentar encontrar uma possível solução. Amiga é aquela pessoa que se dispõe a perguntar sua dúvida pras outras amigas dela, só pra você ter mais pontos de vista sobre a situação e conseguir refletir melhor. É aquela que diz “vai lá e faz isso logo antes que eu te dê um tapa na cara” e que diz “vem cá chorar no meu ombro” e te manda um monte de corações e abraços. Amiga é aquela que não se importa com seus gritos histéricos em qualquer rede social possível e que vai morrer de rir com os erros da sua vida e gritar em caps lock que sim, o mundo é muito troll, nada dá certo e temos que nos consolar com a existência umas das outras, porque no fim é tudo que nós temos.

Amigas não precisam te perguntar se está tudo bem, porque elas simplesmente sabem. Não precisam falar com você todo dia o dia inteiro, porque na hora que a conversa for necessária ela vai acontecer. Amiga nunca sabe o que te dar de presente, porque nunca vai achar que algo estará bom o suficiente e sempre vai ficar dizendo que você merecia mais. Amiga vai te mandar uma cópia de todos os históricos de conversas úteis e te contar todas as informações relevantes sobre aquela fofoca que você não tinha ficado sabendo. E vocês vão passar horas discutindo a coisa, procurando várias fontes e desinências.

Amigas vão te chamar pra sair pra fazer qualquer coisa, em qualquer hora e você simplesmente vai. Sem nem cogitar a hipótese de negar. Porque nada no universo será tão acolhedor, sincero, verdadeiro, presente e certo quanto ter boas amigas. E eu sei que posso reclamar de tudo na minha vida, menos delas.

Comentários: