As Melhores Invenções da Humanidade

Eu sempre fico pensando nisso.  Sempre quis saber o que os gênios pensavam ou estavam fazendo no momento em que tiveram aquela grande ideia que mudou tantas coisas depois. Se eu tivesse uma máquina do tempo, depois de entrevistar fenomenalmente o inventor dela, teria o trabalho de visitar cada um dos grandes inventores que já passaram por aqui, porque, ai, como deve ser bom inventar coisas úteis! Eu vivo pesquisando por elas, existe a lanterna que você acopla ao livro para ler, um apetrecho para manter o livro aberto sem você ter que fazer força nos dedos, robôs que limpam a casa, veículos que andam apenas com um impulso corporal e tantas outras coisas que nem sei! É por isso que resolvi fazer uma lista, elegendo as minhas cinco invenções favoritas!

1 – Guarda – Chuva

Chove desde antes dos seres vivos existirem. Sempre choveu. Porém em uma época remota as pessoas não tinham com o que se proteger, até que, um belo dia, começaram a usar uma tal “sombrinha” para proteger-se do Sol, ela era famosíssima nas moçoilas da corte e quando essa moda passou, a invenção havia sido tão boa que não poderia perder a utilidade, então pensaram: Se ela pode nos proteger do Sol, também pode nos proteger da chuva! E pimba. Começaram a pesquisar tecidos que demorassem mais para penetrar água e as pessoas começaram a utilizar o incrível invento. Meu pai sempre diz que quando era criança, mesmo tendo uma família gigante havia apenas um guarda-chuva. Era muito caro e quando quebrava ninguém pensava em comprar outro, ia para o conserto. Conserto de guarda-chuvas.

Eu não sei se é essa a história do guarda-chuva, mas espero que seja algo do tipo e que o seu inventor seja reconhecido, embora eu nunca tenha ouvido falar sobre.

2 – Energia Elétrica

Dessa eu deveria saber a história e o nome do inventor, na verdade eu até sei o nome dele, mentira, só sei o nome do inventor da lâmpada. Enfim. O que seria de nós, reles mortais, sem a energia elétrica? Arranha-céus com escadas normais, nada de internet ou telefone, nem pensar em semáforo ou simplesmente em enxergar a cara do coleguinha de noite ou assistir a um filme ou ouvir a uma música em algum aparelho tecnológico. Nada disso.

Como ela foi inventada? Bateram as varetas, descobriram o atrito, fizeram fogo e, por algum motivo algum físico resolveu estudar o que tinha por trás disso, descobriu os elétrons e tentou fazer algo para transformá-los em energia elétrica, será? Não sei. Física sempre foi minha segunda pior matéria.

3 – Absorvente Interno

Isso mesmo. Eu sei, parece esquisito, mas merece estar nessa lista por motivos de: o que uma pessoa tem na cabeça pra inventar algo desses? Está andando na rua e de repente “poxa, seria legal inventar alguma coisa que possibilitasse as mulheres se sentirem mais ‘normais’ durante a menstruação”? Sério. Queria muito conhecer esse inventor, não só para desvendar sua mente, mas também para agradecer. Convenhamos, ninguém gosta de ficar menstruada. Ninguém sequer gosta de falar sobre isso, é o segundo maior tabu feminino, todas as mulheres se sentem desconfortáveis com a simples menção dessa palavra. É completamente desconfortável passar dias com uma mini-fralda aparando seu sangue, ainda mais no verão, ainda mais se sair muito sangue. E então surge o absorvente interno, você só precisa colocar ele no local de onde o sangue sai e pode passar seu dia normalmente, sem nem lembrar do desconforto, exceto na hora da troca, claro.

4 – Sapato

Eu sei, devia ser “sapatos e roupas” só que eu acho que em algumas situações roupas não teriam sido necessárias, como no caso dos índios brasileiros que não a usavam, mas os sapatos? Maravilhosos.

Imagine como devia ser morar na Amazônia, calor esfumaçante e pisar naquela areia fervendo, sem ter outra alternativa? Acredito que todos os pés deviam ser cascudos e grosseiros, então uma pessoa tem a brilhante ideia de colocar uma folha embaixo do pé, amarrada em cima, para protegê-lo de possíveis queimas e tudo começa. Todo o desenvolvimento do sapato até chegar no que conhecemos hoje.

Ainda bem que inventaram o sapato porque eu odiaria andar no asfalto descalça, correndo risco de pisar em pedras, cacos de vidro, pregos enferrujados ou simplesmente em coisas quentes ou frias demais, ou nojentas demais. Com o sapato eu posso pisar onde quiser, o único mal que pode ocorrer é sujá-lo ou danificá-lo de algum modo, nada que uma lavada ou um novo sapato não resolvam.

5 – Chocolate

Havia o cacau, um dia o ferveram e misturaram com algumas outras coisas, deixaram resfriar e tã-dã chocolate. Daí Willy Wonka pegou o cacau amazônico e os oompa loompas que o guardavam, levou para sua fábrica e inventou todas as gostosuras que conhecemos hoje. Ai meu Deus, o chocolate. CHO-CO-LA-TE. Essa coisa consegue ser gostosa até quando meramente pronunciada, é uma palavra gostosa, como comida só consegue melhorar. Chocolate não é só uma comida, é uma pedrinha de prazer misturada com um sabor delicioso e incomparável. Chocolate foi a melhor descoberta já feita, o melhor investimento em aperfeiçoamento existente. Tem gente que não confia em pessoas que não gostam de determinado livro ou filme ou música ou série, bem, eu absolutamente não confio em pessoas que não gostam de chocolate. É a oitava maravilha do mundo. Sabe-se lá da onde surgiu ou como ou do que é feito ou quanto custa. É muito bom. E eu sempre vou morrer de pena das pessoas que fazem dietas eternas e não podem deliciar-se dessa gostosura quando bem entendem, porque, ai, isso devia ser um direito de todo cidadão. Devia ter chocolate na cesta básica. Estar incluso no bolsa família ou qualquer coisa assim. Todo mundo devia comer chocolate regularmente. É bom. E é mais que bom poder comer o que é bom.

Logicamente tenho muitas outras invenções preferidas, mas não quero me estender muito, por isso o TOP5. Só quero reiterar que as explicações aqui contidas surgiram da minha cabeça e muito provavelmente não condizem com a realidade, então caso realmente queiram saber a origem dessas coisas, procurem na Barsa (ou no google, sei lá). E se você também tem invenções preferidas e quiser fazer seu TOP5, sinta-se livre a. E me avise para eu ler, claro.

22 thoughts on “As Melhores Invenções da Humanidade

  1. Acho que você devia fazer mais post desses, fiquei curiosa sobre as outras que você queria colocar! Disso tudo aí eu só acho dispensável o absorvente interno! HAHAHA, acho que incomoda, só uso em caso de piscina, hahaha.
    Mas o chocolate.. ah, o chocolate.. <3

  2. Ventilador! Não ar condicionado, porque eles me deixam sufocando, ventilador mesmo. Sério, ventilador, principalmente pra quem mora no Nordeste, é outro nível de felicidade. Protetor Solar também. E rede! Também entram na minha lista chuveiro (sério, tomar banho de cuia é triste hahaha), óculos (sou cega, oi) e escova de dente. É, escova de dente! haha

    Adorei o formato do post, Mayrinha
    Beeijo!

  3. Sabe que ninguém nunca lembra dele, mas eu considero o pen drive uma invenção porreta de boa? Hahaha! Tão prático. Sou fã da praticidade. E absorvente, em geral, é uma invenção ótima. Imagina se não existissem? Estávamos FERRADAS. Concordo com todas. E sobre o chocolate, digo mais: BRIGADEIRO. Ah, o brigadeiro <3

    Beijo, May!

  4. Sua genial! HAHAHA
    Esse post é tão sua cara que nem sei!
    O Antonio Prata tem um continho de humor bem curtinho chamado “Logística”, que fala justamente da invenção do guarda-chuva. É bem engraçado.
    Eu amo mesmo quem inventou a internet, o sutiã e o brigadeiro, mas suas escolhas nem por isso são menos válidas. Só mesmo você pra incluir o O.B nessa lista! HAHA
    beijo

  5. Mayra hahahahahaha você deve ser tipo a rainha dos posts inusitados com assuntos mais inusitados ainda. Como assim absorvente interno, mulher? hahahahaha tive crise de riso com isso. O que eu vou dizer vai soar estranho, mas eu, que nunca usei esse troço, fiquei até com vontade de usar depois dessa hahaha. E chocolate, por favor, né? Casava pra ontem com o homem que inventou esse trem – e com a mulher eu ia ser melhor amiga, pq né.
    Adorei esse post, ri muito! Beijos!

  6. Deus abençoe todas essas invenções. Apenas acho que o guarda chuva é mal projetado ou eu sou muito pateta mesmo. Sempre me molho na chuva, não importa se eu estou ou não usando o guarda chuva. Tinham que inventar um que fosse até os pés, né? HAHAHA.
    Absorvente interno é a melhor coisa que inventaram para as mulheres. Um beijo pra quem inventou. HAHAHA.

    Faltou aí na lista o ar condicionado, porque nesse calor que tem feito, só isso salva.

    Beijo! <3

  7. Conserto de guarda-chuvas! Preciso fazer um adendo aqui, dizer que também fui da época do conserto de guarda-chuvas. Quando eu era criança, passava esse senhor na rua da minha vó, carregando ferramentas e penduricalhos, tocava a campainha e oferecia o serviço. E sempre tinha um exemplar em casa amassado, virado ou penso para ser consertado. Que saudade.
    Absorvente interno foi uma surpresa! Hahaha. Sempre sofri com ciclos menstruais, não sei porque nunca tentei. Pulei direto para a fase dos anticoncepcionais que impedem a menstruação. E posso afirmar que, essa sim, foi A Invenção na minha vida, rs.
    No mais, concordo muito coma energia elétrica. Quando era criança, costumava dizer que preferia que a água acabasse à luz. Minha vó dizia que eu era louca, claro. Até hoje brinco, quando leio sobre algum cientista antigo e suas descobertas, que era fácil estudar tanto assim sem televisão e internet. A energia é a melhor invenção, mas, ao mesmo tempo, o típico mal necessário.
    Acho que eu adicionaria o celular na lista. Já nem consigo me lembrar como era não conseguir se comunicar a hora que quiser com quem quiser…

  8. Você sabe que aqui perto de casa tem um senhorzinho que conserta guarda-chuvas até hoje? Eu mesma já levei um que eu amava lá, e durou bastante ainda depois de consertar. Mas isso deve ser coisa de interior, né. Hoje em dia se acha guarda chuvas em todas as esquinas! rs
    Concordo com as invenções… ah, o chocolate! Vou até pesquisar como foi que descobriram essa mistura dos Deuses!

    Adorei o blog 🙂

  9. Adorei a ideia do texto! Acho que vou escrever sobre as melhores invenções pra mim, tipo a piscina. Cara, a piscina foi ideia de gênio!

  10. É, o absorvente interno é uma puta invenção. o guarda-chuva também. Mas eu ainda colocaria o anticoncepcional, porque pessoas com descontrole hormonal como eu agradecem à ele todos os dias. E a música. A música, com toda certeza.

  11. Nunca fui capaz de adaptar-me ao absorvente interno – acho que incomoda para caramba. Tem um conto infantil (acho que do Ignácio de Loyola brandão) que se cham “A Revolução dos Guarda-Chuvas” que contava a história de um senhor que colecionava todo tipo de guarda-chiva e sombrinha. As ilustrações eram lindas e essa é uma inenção que eu sofro de amor e ódio: em várias ocasiões, não serve para nada mesmo, hahahah
    Abraços!

  12. Adorei a lista! Estou doida por mais posts assim, todas essas invenções realmente foram um marco e facilitam (ou deixam nossa vida mais feliz e confortável) demais!
    Beijinhos :*

  13. Eu te amo por posts como esse! <3
    Genial!
    Amém por quem inventou a energia elétrica e o chocolate, mas ultimamente só consigo cultuar, de verdade, o cara que inventou o ar condicionado. Minha vida estaria total e completamente perdida se ele não tivesse existido, hahahaha!
    Beijos

  14. Bom, olha, a energia elétrica como a conhecemos hoje (em corrente alternada e linhas de transmissão) foi idealizada por Edson Trent, em contrapartida à ideia de Nikola Tesla de usar corrente contínua!

  15. Fora a energia elétrica, eu nunca tinha pensado em nenhuma dessas invenções. A sombrinha é item certo para os moradores de Belém, quando vc for lá um dia, vc vai entender. Agora absorvente interno?? QUE NOJO! ACHO MAIS NOJENTO DO QUE A PRÓPRIA MENSTRUAÇÃO. Ugh! Invenção boa mesmo é a camisinha. E tenho dito!

  16. Adorei seu Top5. Acho que no meu também colocaria o guarda-chuva e energia elétrica. E ri muito do que falou sobre o chocolate. Mas absorvente interno? Não sei pra que inventaram hahahaha Acho tenso, preciso confessar isso aqui no seu blog mesmo.

  17. Cara, amei seu post. De vez em quando paro para pensar de onde diabos saiu a ideia de determinada coisa, mas como Murphy me ama eu não consigo lembrar de nada para citar agora. Tenho memória de passarinho. Morri de rir da parte do absorvente interno “Eu sei, parece esquisito, mas merece estar nessa lista por motivos de: o que uma pessoa tem na cabeça pra inventar algo desses?”, concordo demais!
    Outra que concordo em gênero, número e grau é a parte de chocolate. Devia existir um direito fundamental a comer chocolate. Sério. Li um post só sobre ele em um outro blog hoje.
    Beijos

  18. às vezes eu penso um pouco no contrário. por exemplo, se nunca tivessem inventado a energia elétrica, como as coisas seriam hoje? como toda essa evolução do mundo teria continuado?

    só uso guarda-chuva quando a chuva é torrencial. gosto de tomar chuva. chocolates eu gosto, mas não me é fundamental. absorvente interno é algo que não conheço o uso, mas parece útil, hahah.

  19. discordo. Sem os algarismos arábicos não seria possível a realização de praticamente tudo que se tem atualmente. A invenção do zero foi o que proporcionou o desenvolvimento científico, assim como a invenção de símbolos matemáticos.
    A invenção da roda também foi uma revolução na história da humanidade.
    Outra invenção importante foi fazer ferramentas a partir de materiais inusitados, como pedras. isso deve ter nos livrado da extinção em algum momento no passado.
    Microscópio marcou o início da análise de microrganismos e evolução da biologia e medicina. A análise da anatomia também vale ser lembrada.

Comentários: