Cabelos Coloridos

Desde que pintei o cabelo muita gente tem se surpreendido como fato de eles continuarem brilhantes e sedosos como se jamais tivessem sido descoloridos, além disso venho sido frequentemente surpreendida com perguntas sobre manutenção e outros tipos de dicas, assim sendo, resolvi fazer um manual de dicas para cuidados com cabelos coloridos, e por coloridos digo cabelos previamente descoloridos, ou seja, o tipo mais danificado. Com esse manual pretendo ensiná-las a manter os cabelos lindos, não importa a cor que eles sejam. Ah e sintam-se honrados, caros leitores, pois eu nunca contei nada disso para ninguém! Não saiam por aí espalhando meus segredos hein!

Passo 1 – Lavagem dos Fios

Como o normal, inicie o processo com um shampoo. Eu utilizo o da foto, mas creio que qualquer outro para cabelos danificados seja capaz de obter o mesmo resultado.

Coloque uma quantidade razoável do produto nas mãos e massageie os fios, dando ênfase ao coro cabeludo. Se considerar necessário, reaplique o produto. É normal que saia tinta na água neste momento.

Passo 2 – Condicionando

Condicionar cabelos coloridos é o passo mais importante da lavagem e uma dica importantíssima é misturar um pouco de condicionador com tinta em um outro recipiente. Por exemplo, esse é o condicionador que eu uso.

       Mas misturei-o com a tinta da cor que está no cabelo no momento dentro desse pote de vidro e uso o conteúdo deste pote somente. A tinta no condicionador vai ajudar a manter o tom e tintar coloridas têm um algo poder de hidratação, então pode ficar tranquila que esse processo não estragará seu cabelo.

Lembre-se de aplicá-lo em todo o comprimento dos fios e em quantidade suficiente para que todos fiquem macios. Aproveite pra desembaraçar o cabelo, pois ele provavelmente estará bem mais fino que o normal.

Passo 3 – Para Pentear

Após enxugar os cabelos com uma toalha macia, sem torcê-los  ou esfregá-los demasiadamente e antes de pentear sugiro que aplique um leave in. É isso que garante o brilho e a maciez.

Mas cuidado! Leave in não é creme para pentear, então não lambuze o cabelo com ele. O ideal é usar uma pequena quantia da metade para baixo do cabelo, para selar as pontas e impedir pontas duplas ou semelhantes.

Após a aplicação deve-se pentear o cabelo de preferência com um pente de madeira e segurando os fios para não propiciar a quebra.

Certo, esses passos devem ser cumpridos durante todas as lavagens, mas não são suficientes. Sabe-se que será necessário fazer um retoque na cor, em média quinzenalmente. Para isso utilizaremos:

1 – Luvas

 A preferência é por luvas de vinil, mas caso não as encontre utilize de plástico mesmo. Elas são importantes porque a tinta demora um pouco para sair da pele. E veja bem, isso já é uma dica para não sair manchando as orelhas e afins!

2 – Pote Plástico e Pincel

Eu usava um pote de margarina, mas um dia surgiu esse transparente e achei melhor porque dá pra ter certeza da cor da tinta, mas o pote não importa muito. Pincel para pintar cabelos pode ser comprado em qualquer loja de cosméticos e em algumas farmácias também.

3 – Pente

O pente fino é usado nessa etapa para separar as mechas de cabelo, o que facilita bastante na hora do retoque.

4 – Touca de Banho

A touca de banho serve para ser colocada no cabelo após a aplicação da tinta, pois se abafada a cabeça a tinta funciona mais rápido e com maior eficácia.

5 – Tinta

Eu uso Tec Italy porque a duração é boa, a cor é bonita, o cabelo fica bom e é a tinta mais barata que eu encontrei, acreditem se quiser! Se você for de Curitiba ela é vendida na Halfi Cosméticos da rua XV. Pretendo testar outras marcas ainda, mas no momento essa é  a que eu considero melhor e recomendo.

Com todos esses produtos você vai vestir a luva, colocar a tinta no pote, separar mechas de cabelo com o pente, aplicar a tinta com o pincel e depois prender o cabelo e colocar dentro da touca. Há tintas que são mais eficazes com o cabelo molhado e outras com o cabelo solto. A tinta que eu uso teoricamente é melhor com o cabelo seco, mas eu prefiro passar o shampoo e depois aplicar a tinta, antes do condicionador. E depois eu nem volto pro condicionador, porque sempre que retoco eu hidrato o cabelo e esse é o próximo passo.

A hidratação é o que mantem os cabelos bonitos de fato, o que dá a vivacidade aos fios e a recomendação é que ela seja feita uma vez por semana com o produto de sua preferência. Eu uso o creme da foto.

Esse creme é muito bom pois possui  óleo de argan que é uma especiaria do Oriente Árabe capaz de maravilhas com relação a hidratação dos fios. Toda vez que aplico o creme sinto como se meus cabelos tivessem acabado de nascer.

Quando eu faço hidratação após o retoque espero uma hora enquanto a tinta age e então enxáguo o cabelo e passo o creme depois coloco-o novamente sob a touca de banho e então uso uma touca térmica como essa  por cerca de quinze minutos e então eu enxáguo o cabelo novamente e seco-o com a toalha, passo o leave in e penteio.

Quando faço a hidratação sem o retoque simplesmente aplico o creme sobre os fios após lavados e condicionados e fico com a touca térmica por cerca de 15 minutos e depois enxáguo normalmente.

É importante ressaltar que cada touca térmica vem com um manual de instruções e ele deve ser cumprido. Eu sempre deixo a tinta por mais tempo do que o recomendado, mas caso você não se sinta seguro para tal não o faça. Sempre descolora o cabelo no cabeleireiro pois é ele quem sabe o produto adequado para os seus fios, o tempo certo de permanência e, principalmente, ele é capaz de evitar que seu cabelo acabe ficando ressecado e quebradiço demais.

O meu salão é esse para quem quiser saber e a minha cabeleireira é a Ju.

Vale ressaltar também que é recomendável cortar as pontas no máximo de seis em seis meses e que cabelos coloridos são bonitos, mas dão trabalho e se você não cuidar direito eles podem se tornar a coisa mais feia que você já fez na vida.

Espero que essas dicas tenham ajudado alguém e quem não se interessou por nada disso corra para assistir minha vídeo resenha sobre “A Culpa é das Estrelas“.

0 thoughts on “Cabelos Coloridos

  1. Acho seu cabelo lindão e sempre me perguntei como ele ficava tão bonito apesar de toda a química. Devo dizer que isso parece dar trabalho, mas eu pensei que desse mais. hahaha Nunca pintei o cabelo, fico com vontade, mas e a coragem? Quem sabe um dia.
    Beijo!

Comentários: