Desafios Literários em 2016

          Em 2016 resolvi acatar vários desafios literários e arrasar neste aspecto da vida. Hoje vou apresentá-los para vocês com dois propósitos: 1. Comprometer-me a continuá-los e 2. Convidar todos a participarem!

Os Miseráveis – Victor Hugo

          Ganhei uma versão completa do livro, em capa dura e edição de luxo, de presente de natal do Zhivago e decidi que me daria o limite de Dezembro de 2016 para terminá-la. Porém, logo descobri que uma amiga também tinha ganho o mesmo livro e iria começar a ler, então decidimos ler em conjunto!

          Como funciona? Montamos um cronograma de leitura, com uma média de 100 páginas por semana, de acordo com os nossos compromissos e possibilidades. Se seguirmos tudo certinho, terminamos a leitura na primeira semana de Julho. Todos os domingos vamos conversar sobre o que lemos no decorrer da semana e, ao final, teremos uma resenha bem legal e uma nova experiência na bagagem.

          Se você também está lendo este livro nesse ano e quer compartilhar a experiência com a gente, fique a vontade!

Our Shared Shelf Group – Emma Watson

          Emma Watson (Hermione Granger, para os íntimos) lançou um grupo no Goodreads com a proposta de ser um clube do livro feminista. A ideia da atriz é reunir leitores do mundo inteiro ao redor de um livro feminista por mês. As discussões sobre a leitura ocorrerão no próprio Goodreads e ela participará ativamente da empreitada. Infelizmente, não podemos garantir que todos os livros do clube tenham tradução para português, assim o acesso acaba ficando um pouco restrito às pessoas que conseguem ler e dialogar em língua inglesa. De qualquer forma, a ideia da atriz é muito louvável e esperamos que produza bons frutos!

          Como funciona? Basta acessar o link do grupo e acompanhar o cronograma literário. O livro do mês será escolhido em conjunto, mas o primeiro já foi escolhido: My life on the road – Gloria Steinem. Se você tiver uma conta no Goodreads, poderá apertar em “Join Group” e participar ativamente das discussões e escolhas futuras.

(Re)Lendo Harry Potter

          2016 completa dez anos do lançamento do último livro da saga do bruxo mais famoso de todos os tempos, Harry Potter. Para comemorar isso, alguns fãs brasileiros estão começando o desafio de reler todos os livros, com um olhar diferente daquele que lhes foi direcionado na primeira leitura. O olhar diferente seria proporcionado justamente pela passagem de tempo ocorrida.

          Como funciona? A ideia é reler um livro por mês, começando agora em Janeiro e terminando em Julho. Qualquer pessoa pode participar, basta reler os livros e escrever, filmar, comentar ou discutir sobre eles. Fiz um vídeo pra explicar melhor e apresentar as outras pessoas que conheço e já aceitaram o desafio.

          Você pode ver mais das minhas metas literárias para o ano e acompanhar meu progresso nestas em meu perfil do skoob. No decorrer do ano e ao final de cada desafio, darei notícias sobre meu andamento!

One thought on “Desafios Literários em 2016

Comentários: