Dia Internacional da Mulher

O que dia 8 de Março significa para você? Não me surpreenderia se você me respondesse que não significa nada. Para nós este dia é apenas mais um dia comercial, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados etc e tal, mas na verdade este é apenas mais um daqueles dias históricos e importantes que foi degredado pela humanidade capitalista e doida pelo lucro.

Para pessoas mais cultas, se você perguntar o que significa esse dia, talvez respondam que foi o dia em que algumas mulheres fizeram rebeliões, mas não é bem isso.

Na verdade, este dia é uma junção de vários fatos históricos que fizeram com que a mulher tivesse importância na sociedade. Logicamente, nem todos esses fatos ocorreram realmente no dia 8 de Março.

Resolvi explicar para vocês tudo sobre o dia da Mulher, para ver se pelo menos alguns de vocês passam a ter mais respeito por este dia que não é tão comercial quanto parece.

Por que dia 8 de Março?

Porque em 1917 um grupo de mulheres operárias de empresas texteis da Rússia saiu às ruas exigindo melhores condições de trabalho, queda no índice de fome, a saída do czar Nicolau II e ainda que seu país não entrasse na primeira guerra mundial. A Rússia segue o calendário Juliano, portanto este fato ocorreu no dia 23/02 para eles e deu origem à “Revolução de Fevereiro” que foi seguida pela “Revolução de Outubro” que desencadeou a “Revolução Russa” e a saída do país da Primeira Guerra Mundial.

Sabe-se que durante o stalinismo esse movimento foi usado como propaganda partidária e era feriado nacional.

Quais outros fatores influenciaram na perpetuação da comemoração deste dia?

Em 1909 ocorreu nos EUA outra manifestação de operárias contra as baixas condições de trabalho em suas fábricas. Em 1911 houve um incêndio onde 146 mulheres morreram enquanto trabalhavam e foi o segundo maior incêndio da história da cidade de New York. A segunda onda do movimento feminista, que ocorreu entre  1960 e 1980, que exigia anticoncepcionais e o envolvimento maior das mulheres na sociedade, em todos os aspectos, também influenciou nas comemorações do dia.

Em quais países ainda é feriado?

Rússia, Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia.

O que aconteceu com a data?

Foi passada de geração por geração a ideia de que é apenas um dia onde se deseja parabéns às mulheres e, as vezes, se dá uma rosa ou alguma outra lembrança. Poucas pessoas param para pensar na origem e no que realmente significa esse dia, tornando-o completamente comercial.

Tá, e o que significa este dia?

Simples. Significa que hoje você que é mulher pode ir a mesma escola que um menino, pode votar, pode trabalhar, pode fazer sexo sem querer ter filhos, pode casar com quem ama, pode expressar seus sentimentos, desejos e vontades. Significa que a mulher pode fazer o que ela quiser, não precisa mais ter medo dos homens, não é mais inferior aos homens. Significa que, por causa de todas as mulheres que se arriscaram e morreram para conseguir estes direitos, hoje nós somos livres, temos importância, somos cidadãs e somos pessoas.

Então parem de ficar achando que esse dia é apenas comercial e aproveitem-o para tomar as atitudes que você não tem coragem durante o resto do ano. Aproveite que hoje você tem inspiração para ser quem quiser e corra atrás, seja quem quiser. Os homens? Podem até não gostar, mas com o passar do tempo eles hão de aprender.

 

0 thoughts on “Dia Internacional da Mulher

  1. Adorei o post, Mayra. Mas concordo com meu pai: dia da mulher é todos os dias. Porque o mundo não existiria sem a nossa força, simples assim. Beijo :*

Comentários: