Falta x Saudade

“Falta” sugere que algo já foi, já esteve. Sente-se falta daquilo que já nos preencheu e por algum motivo não o faz mais. Sentir falta é querer muito falar sobre algo e lembrar que não pode, porque a única pessoa no mundo que você falaria com é justamente aquela que você não pode. Sentir falta é ficar perdido, aflito e sozinho, enquanto se é assolado de lembranças que jamais voltarão. Sentir falta é repassar cada momento vivido só para ter a sensação de viver tudo mais uma vez. Só para retardar o processo da falta. Só pra tentar fazer a coisa permanecer. Sentir falta é transformar cada lembrança ruim em ínfima quando comparada às boas e passar horas e horas fantasiando sobre algo que já foi e amando intensamente, sem conseguir aproveitar o aqui e agora.

“Saudades” sugere que algo permanece. A falta implica efemeridade, a saudade é eterna. Saudade é andar na rua e ao sentir um ar diferente se lembrar daquela pessoa. É sentir o cheiro do perfume dela em corpos completamente diferentes. Saudade é lembrar de algo e esboçar um sorriso, pois ela é mansa. Saudade é o abraço impossível de ser sentido naquele momento, mas que ainda assim é sentido. É o choro pela impossibilidade de ser. Saudade é se lembrar de cada toque, cada palavra, cada detalhe e ater-se o máximo possível a eles, sem fantasiar por sobre. Saudade é sofrer visceralmente por algo que já foi e jamais poderá voltar. É não conseguir digerir a ideia de que realmente existe aquela pessoa, mas ela não pode estar ao seu lado no momento que você quer. É contentar-se com a solidão mesmo sabendo que não se está só. Sentir saudades é nunca estar só e viver sofrendo por não poder estar sempre junto daqueles que te despertam saudade.

“Eu poderia imaginá-lo. Eu poderia me lembrar dele. Mas não poderia vê-lo de novo, e me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez.” GREEN, John – A Culpa é das Estrelas

Comentários: