Nem precisam dizer que as férias ainda estão longe, porque eu estou mais do que ciente da situação! O negócio é que ando sem criatividade e lembrei recentemente que adoro fazer malas e assim sendo, resolvi ensinar meu método para vocês, afinal, não é só nas férias que se viaja.

(Daqui)

PRÉ-ARRUMAÇÃO:

1 – Pegue um papel e uma caneta

2 – Veja a previsão do tempo do lugar que você vai

3 – Deixe sua cama livre

4 – Comece a separar as roupas

SEPARANDO AS ROUPAS:

(Enquanto as separa, coloque-as na cama)

(Daqui)

1 –  ROUPAS ÍNTIMAS: 

 Pegue uma roupa íntima para cada dia que for ficar e leve uma a mais (Ex: 3 dias fora = 4 roupas íntimas)

1.1 – Se a viagem ultrapassar 15 dias e tiver condições de lavar a roupa íntima durante esse tempo, leve metade dos dias mais uma (Ex: 20 dias fora = 11 roupas íntimas)

1.2 – Se você for garota, leve um soutien para cada dois ou três dias (dependendo do seu costume) (Ex: 12 dias fora = 3 ou 4 soutiens)

2 – ROUPAS DE BAIXO

Viagens até cinco dias = Duas calças (ou quantas achar necessário, desde que tenha uma reserva. SEMPRE leve uma de reserva!)

Mais de cinco dias = Uma média de uma calça para cada três a cinco dias, além da reserva. (Ex: 15 dias fora = 4 a 6 calças)

*Você pode substituir calça por shorts, saias ou o que quiser, dependendo da previsão do tempo. Mesmo que esteja calor, leve uma calça e mesmo que esteja frio, leve um shorts (a não ser que você esteja indo prum país que neva e durante o inverno)

3 – ROUPAS DE CIMA

Leve uma camiseta/blusa/o que você usar para cada dia, além da reserva.

*Sempre leve no mínimo uma curta e uma comprida.

Ex: 5 dias fora = 5 blusas de acordo com o tempo pesquisado + 1 (mínimo) do tempo oposto + 1 reserva (intermediária, de preferência) = 7 blusas

Lembrando que as blusas e calças podem ser trocadas por vestidos, se essa for a sua preferência (sempre seguindo a mesma regra).

Você deve escolher as roupas de acordo com a programação do lugar em que for, se estiver indo para uma chácara, por exemplo, nada de roupa rebuscada. Se estiver indo pra uma megalópole, com planos para balada e afins, leve algo condizente e assim por diante.

4 – CASACOS

Não leve se você for para o Nordeste acima da Bahia, no verão.

Se for para um lugar muito frio (que neve), leve um casaco pesado para cada três dias.

Um lugar mediano, um casaco para cada 5~6 dias.

Um lugar quente, um casaco fino só para prevenir.

De qualquer modo, sempre leve um casaco, exceto se for para o Nordeste.

4 – SAPATOS (Essa parte é complicada, mas tentarei esquematizá-la.)

Leve um chinelo ou pantufa, de acordo com seu gosto. O restante deverá ser escolhido de acordo com a programação. Se for uma viagem turística, inclua um tênis SEMPRE (é o melhor para longas caminhadas). Se tiver festas envolvidas, leve o sapato que combine com a roupa pré-selecionada para a ocasião.

Ex: 3 dias fora = Chinelo + Sapato para a ocasião principal (de preferência vá vestida nele) + Sapato para a ocasião especial (caso haja) = 3 Sapatos

*Lembrando de levar uma meia pra cada dia, se for usar sapato que use meia.

5 – PIJAMA

Em geral, um pijama para cada três dias, sendo ele de acordo com a previsão do tempo já vista.

6 – NECESSAIRE

Escova + Pasta de dentes

Escova/Pente para cabelo

Shampoo + Condicionador + Sabonete + Desodorante

Cremes, hidratantes, adstringentes e tudo mais que você usar

Maquiagem (só o que considerar extremamente necessário)

Acessórios (brincos, pulseiras, colares e afins) de acordo com seu gosto, mas no máximo uma opção por dia.

7 – EXTRAS

Câmera fotográfica + carregador

Celular + carregador

Outros produtos eletrônicos que queira, sempre lembrando do carregador!

Caso fique muitos dias fora e tenha espaço na mala, leve um guarda-chuva, daqueles pequenos.

É útil também levar uma roupa de banho, afinal, talvez você precise.

Se você for para a casa de alguém, não esqueça de perguntar se é pra levar travesseiro/roupa de cama/banho/afins e não esqueça de colocar isso na mala!

FAZENDO A LISTA: 

Observe tudo que separou e anote no papel, para que confira na hora da volta e assim tenha certeza de que não esqueceu nada.

ARRUMANDO A MALA:

(Daqui)

De acordo com a quantidade de coisas em cima da sua cama, pegue uma mala em que você acha que cabe tudo. Lembrando que se ultrapassar de 23Kg você tem que pagar por excesso de bagagem e que é bom ter um lugar sobrando para as possíveis coisas que você comprará no lugar visitado.

1 – Coloque primeiro os sapatos, não esquecendo de deixar de fora o que você usará para viajar. Deixe o chinelo no lugar mais fácil possível de tirar, desde que fique no fundo da mala. Não esqueça de colocar todos os sapatos dentro de sacolas que os separem das roupas.

2 – Coloque as coisas pesadas por baixo, sempre dobrando-as do menor modo possível, afim de ocupar menos espaço. (Coisas pesadas = casacos e calças jeans) Se precisar levar roupas de cama e afins, agora é a hora!

3 – Coloque agora as coisas delicadas, desde que não sejam fáceis de amassar. (Roupas de festas e afins coloque por último, para que não amassem)

4 – Vez das camisetas. Dobre-as da melhor maneira possível e tente encaixar nos pequenos espaços disponíveis.

5 – Pijamas, seguindo a mesma regra de dobrar e ocupar os pequenos espaços

6 – Roupas íntimas e meias, dentro de sacolinhas separadas (uma para as roupas íntimas e outra para as meias)

7 – Necessaire

8 – Os carregadores dos eletrônicos você coloca no pequeno bolso que provavelmente tem dentro da mala. Junto com mais duas sacolas para roupa suja, pelo menos.

9 – Na bolsa leve: passagem, carteira de identidade, todos os seus eletrônicos, a lista da mala e um livro para ler enquanto espera no aeroporto/rodoviária.

10 – Vista-se confortavelmente para a viagem, com um casaco à mão (meios de transporte costumam ser frios), um sapato que não aperte muito seus pés e uma calça que permita movimentos sobre o assento e te deixe livre para dormir em paz. Geralmente eu uso a mesma roupa para ir e voltar e a apelido de “roupa de viagem”, rs. Se você estiver indo para um local com tempo oposto ao da sua origem, leve a roupa certa para o lugar numa bagagem de mão e troque-se antes de sair do aeroporto/rodoviária.

(Daqui)

Agora que as malas já estão prontas, basta organizar a viagem! As férias estão logo aí e há feriados antes e depois! E se houver alguma dúvida, algo a acrescentar ou a reduzir, avisem-me! Espero ter sido útil! E cuidado para não exagerarem!

0 thoughts on “Fazendo as Malas!

  1. Adorei o post, May! Fiquei feliz de saber q faço minhas malas sempre assim e que aí é a maneira mais fácil hauahau!!
    Beijossss

  2. Ótimas dicas, May! Muito boas mesmo. Algumas coisas já fazia, mas muitas das suas dicas (de quantidade, principalmente) vão ser MUITO úteis, já que não viajo tanto assim e não tenho tanta ‘manha’. Vou salvar esse post nos favoritos aqui, pra não perder!

    Beijos

  3. Olha, se eu for dizer que eu nunca viajei, acho que o povo vai desconfiar. Mas a verdade é que o mais longe que eu já fui foi para a cidade vizinha. hahaha
    Mas as dicas são boas, é claro. Se algum dia eu for viajar (London *-*) as usarei, com certeza.
    Beijo!

  4. Eu faço meio diferente com as roupas: não dobro, eu faço ROLINHOS porque ocupam menos espaço e encaixam melhor. e as calças eu coloco no fundo da mala com as pernas pra fora do lado de fora, aí coloco todas as outras coisas e no fim é que “fecho” as pernas por cima. Camisas e roupas de festa eu coloco por cima de tudo pra amassar menos 😀
    Mas o método pra guardar sapatos, calcinhas&sutiãs e meias é o mesmo.

    :**

  5. Eu faço igual com sapatos, meias, roupas íntimas e outros trequinhos: tudo dentro de saquinhos. Mas faço diferente com as roupas e as calças:
    1- as roupas eu guardo em rolinhos, porque amassam menos e ocupam menos espaço.
    2- as calças eu coloco no fundo da mala com as pernas para fora, aí guardo todas as outras coisas, e depois “fecho” as pernas das calças por cima. elas ocupam menos espaço assim. (:

    :**

  6. nossa você me salvou serio! tava louca atras de um post assim, mês que vem talvez eu vá viajar e TODA VEZ que eu vou, nunca cabe nada na minha mala haha eu sou pessima em organizar malas mais sempre é eu que faço pois a minha mãe nunca sabe que roupa eu quero levar e tals, adorei as dicas viu? ehehe http://rascunhosdasuuka.com/

Comentários: