Forever 27 Club

27 Club é o nome de um grupo de pessoas influentes que morreram aos 27 anos. Eu desconhecia tal clube até agora pouco, quando descobri que ele tinha recebido mais um membro.

Não gosto de ser moralista e acho isso inclusive desnecessário, pois acredito que os famosos tendem a se envenenar com drogas e afins porque as pessoas param de observá-los como apenas pessoas e exigem demais deles, querendo que sejam sempre perfeitos, sorridentes, nunca tenham problemas e estejam sempre com novos trabalhos.

Muitos dizem que a vida de ricos e famosos deve ser fácil, porque eles possuem tudo, bem… Eu não acredito que possuir as coisas valide algo. Eles podem ter todo dinheiro do mundo, mas perderam o essencial, que seriam pessoas que gostem deles simplesmente por serem o que são. Eles perderam a privacidade e a liberdade para fazerem tudo o que quiserem. Para mim os cantores famosos, a partir do momento que abraçam a fama, separam-se de toda sua vida particular e passam a ser obrigados a viver somente para aquilo, mas bem… Não deve ser agradável. Eles não devem se sentir bem com toda essa história e talvez por isso acabem se afundando no mundo das drogas. Eles são famosos, mas acima de tudo são pessoas, com as mesmas necessidades que as nossas e mesmo sendo ícones que inspiram trocentas pessoas, talvez eles se sintam sozinhos e ainda busquem algo que lhes dê a sensação de pertence, tão procurada por todos nós, seres pensantes.

Brian Jones foi um dos criadores do Rolling Stones, mas logo Mick Jagger e Keith Richards tornaram-se os principais nomes da banda, depois disso Brian começou a usar drogas e teve vários problemas com elas, inclusive saiu da banda e meses depois foi encontrado morto em sua própria piscina, com apenas 27 anos.

Jimi Hendrix foi considerado pela Rolling Stones em 2003 o melhor guitarrista de todos os tempos. O cara era simplesmente genial. Influenciou a maioria dos guitarristas que ouvimos hoje em dia, ele criou várias novas maneiras de tocar guitarra e testou vários novos efeitos, era realmente um mestre nisso. Ganhou muitos prêmios e tem até uma estrela na calçada da fama com seu nome. Sua banda se chamava “The Jimi Hendrix Experience” e era realmente genial. Mas com 27 anos ele morreu asfixiado após ter tomado muitas pílulas para dormir, com vinho.

Janis Joplin tem a mesma história, era uma cantora maravilhosa, tanto que ficou em número 28 na lista da Rolling Stones de “Melhores Cantores de Todos os Tempos“, feita em 2008. Ela era a cantora principal da banda Big Brother and the Holding Company e no auge de sua carreira era conhecida como “The Queen of Rock and Roll” e então, quando ela tinha 27 anos morreu com overdose de heroína.

Com Jim Morrison não foi diferente… Ele era cantor da banda “The Doors“, também escrevia letras de música e era poeta, a ele foi dedicado o quadragésimo quinto lugar na lista da revista Rolling Stones dos melhores cantores de todos os tempos e com 27 anos ele morreu. A causa conhecida é um ataque no coração, no entanto, nenhuma autópsia foi feita.

Mais um participante desse grupo é o nosso querido Kurt Cobain, o cantor da banda Nirvana. Ele foi um ícone do grunge e encantou a todos com suas belas letras de música e sua linda forma de cantar. O cara era uma das pessoas mais famosas de sua época e certamente tinha o mundo aos seus pés, mas com 27 anos ele pegou uma arma e se matou. Preferiu morrer no auge, deixando assim somente lembranças positivas a seu respeito.

Hoje mais uma pessoa se junta a esse tão seleto clube.

Amy Winehouse

O que causou a morte ainda não se sabe, mas será que isso realmente importa? OK, a morte dela era previsível por todos os problemas com droga apresentados desde sempre, mas isso não torna o fato menos chocante. O que há de errado com a idade de 27 anos?

Até quando pessoas geniais vão morrer tão cedo, enquanto os cantores desinteressantes não morrem nunca?

Eu acredito que a arte pode mudar o mundo de diversas maneiras. Acredito que todas essas pessoas desse clube aí fizeram tudo o que podiam. Lamento pela morte deles, sim, mas entendo não terem sido apenas eles os culpados para tudo que fizeram consigo mesmos.

Tudo que nos resta agora é o legado de cada um, as músicas maravilhosas de cada um. Resta a nós ouvir tudo o que eles estavam tentando dizer e tentar fazer disso algo útil para o mundo em que vivemos.

Sentiremos sua falta Amy, mesmo eu, que só te ouvi dizer que seu pai te queria na reabilitação e você disse não, não não.

Descanse em paz.

0 thoughts on “Forever 27 Club

  1. Ai May, fiquei super chocada com a morte da Amy. Eu já sabia dessa história dos 27 anos, porque a Ju vive falando que vai morrer aos 27 por causa disso, e eu vivo falando pra ela parar de besteira.. mas enfim, muito dó. Pra completar eu fui ver HP no IMAX hoje e tive que engolir de novo a morte de Fred, Lupin, Tonks, Lilá… =S

Comentários: