Meme Literário de Um Mês!

Eu ando atolada de afazeres e sem nenhuma criatividade para postar. Iria fazer meu lindo texto sobre a importância do voto, mas realmente não estou com cabeça para estruturá-lo, então deixo a informação de que, por favor, votem. Pesquisem um candidato que condiga com pelo menos uma coisa que você acredita e vote nele. É importantíssimo que você faça isso. Um dia explico os motivos, enquanto isso, apenas votem. Por favor. Enfim, como esse texto não vai sair antes das eleições e eu não estou com criatividade e estava precisando de um meme para abalar minhas estruturas e vi que a Anna e a Analu responderam de uma maneira que eu me sinto apta a fazê-lo, aí vai o meme literário de um mês idealizado pela Happy Batatinha 🙂

Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Estou lendo “Millenium – Os homens que não amavam as mulheres”. Como estou no primeiro capítulo ainda não tenho uma opinião formada sobre o livro, mas posso dizer que como achei o filme sensacional é meio difícil que eu não goste. Por enquanto a narrativa vai muito linda e já começou o mistério que eu esperava. Tenho certeza que no final terei achado um máximo!

Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que eu li foi “Quem é Você, Alasca?” do John Green. Minha opinião completa sobre ele está na minha vídeo-resenha, mas adianto que é um livro muito bem escrito, nem parece primeiro romance do autor e que trás mensagens muito boas para as nossas vidas, por isso o considerei legal e válido. Não sei qual é o próximo livro que lerei, pois deixo na estante todos os que devo ler e quando termino um, passo o olho e vejo qual me dá vontade. Mas acho que será “O Hobbit” porque quero terminar de ler antes da estreia do filme.

Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.

Eu não escolho livros. Eles me escolhem. Eu tenho uma relação muito íntima com livros, acho que mais íntima do que já fui capaz de ter com qualquer pessoa que não fosse minha mãe. É simples: eu ando na livraria e olho por todas as prateleiras, passo um dia inteiro lá e me apaixono por uma centena de livros, tenho vontade de ler absolutamente todos e então quando decido comprar, bem, eu nunca decido o livro. Por isso que eu basicamente nunca compro livros. Só quando nutro em mim por tempo suficiente a vontade de tê-los. Após eu ficar toda apaixonada por uma centena deles, anoto os nomes, chego em casa e marco como desejados do skoob ou os coloco na minha página de desejados e espero pacientemente até que uma boa alma resolva satisfazer os meus desejos litarários e presentear-me com algum deles. Assim sendo, não os escolho. Eles me escolhem. Fora que eu leio bastante por indicações, por serem clássicos e por tratarem de assuntos que me interessam. Mas eu nunca leio a sinopse/orelha porque acho um saco saber sobre o que se trata o livro – a não ser que seja um livro do qual já vi o filme – leio a sinopse/orelha durante o livro, quando termino um capítulo e estou emocionada o suficiente paro pra ler a orelha, ver a história do autor etc e tal.

Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?

Eu nunca leio um livro porque ele está em voga, mas isso não significa que eu não leia best sellers. Meu primeiro best seller foi ganhado em Novembro do ano passado e tratava-se de “A menina que roubava livros”. Eu já tinha lido outros best sellers, mas não tinha tido nenhum. Depois que li esse livro percebi que não necessariamente os livros em voga sejam ruins, eles podem ser mais do mesmo em suma maioria, podem ser simplesmente indústria cultural, mas alguns são importantes e necessários, como é o caso de “A Culpa é das Estrelas”, por exemplo. Mas bem, se tem uma coisa que eu nunca fiz foi ler algo só porque todo mundo estava lendo. Eu li Harry Potter porque vi o filme e achei sensacional. Li Crepúsculo porque minha melhor amiga era apaixonada e eu queria saber do que se tratava e assim vai. Sempre porque alguém de confiança indicou, nunca porque estava na lista de mais vendidos da Veja, mesmo porque, eu nunca li uma Veja.

Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.

Não. Estou lendo “V de Vingança” que é uma grapchic novel, mas eu quase nunca tenho paciência de sentar lá e avançar um pouco mais na história, não sei porquê. Talvez pelo fato de que eu sempre me lembro da Natalie Portman careca e nunca consigo me concentrar no que está acontecendo, mas enfim, pretendo terminar algum dia. Queria muito ler a graphic novel de “Metamorfose” também, parece sensacional! Quanto a gibis, só lia “Turma da Mônica” mesmo e só quando era criança e ia pra casa da minha avó de ônibus, era o único jeito de eu ficar calada. Gosto de Mafalda e Calvin também, mas nunca peguei um livro deles para ler, na verdade eu nem sei se existe.

Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Essa é a pergunta mais difícil das que serão respondidas hoje. Eu não faço ideia do que responder aqui, porque a minha vontade é de citar todos os meus livros preferidos. Acho que toda a garota deveria ler “O Diário da Princesa”, toda criança deveria ler “Harry Potter”, todo jovem de até 21 anos deveria ler “A Metamorfose“, mas, bem, na minha humilde opinião, todas as pessoas de todas as idades deveriam sentar a bunda no sofá e ler “Clube da Luta“. Simplesmente porque é um livro capaz de mudar vidas, mentalidades, criar ideias, te fazer refletir e ter vontade de gritar para o mundo a maioria das citações. Porque é um livro maravilhoso e que quem nunca sequer cogitou a possibilidade de ler não faz a menor ideia do que está perdendo. Todos deveriam lê-lo. Sem a menor sombra de dúvida.

Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.

Com certeza, mas nunca consegui pensar numa história, nunca me considerei apta a tal e acho que nunca escreverei. A razão é simples: se eu sou péssima em escrever contos, quem dirá um livro, não é mesmo? Mas devo confessar que depois que eu li “Helena” e pude imaginar a Del escrevendo-o morri de vontade de ter a capacidade de escrever o meu próprio livro, até sonhei com uma frase que seria o começo! Pra falar bem a verdade, eu nem sei como começar a escrever um livro e acho que é por isso que não pretendo me aventurar na coisa. Exceto, claro, os livros teóricos que escreverei um dia, porque né, desses eu terei vários.

Enfim, essas foram as repsostas dessa semana, semana que vem volto com mais sete respostas! Abraços!

 

 

 

9 thoughts on “Meme Literário de Um Mês!

  1. Ei filhote! To com tanta saudade de você.. Que bom que você entrou na brincadeira! Eu ODIEI esse livro que você está lendo. ODIEI. Demorei mais de 1 mês nele e peguei uma birra incrível, não aguento nem olhar pra capa. Sério. HAHAHAH
    E joga na minha cara o Quem é você Alasca, que estou alucinada pra ler e não acho em lugar nenhum. Inclusive acabei de correr no site das Livrarias Curitiba pra procurar, já que a Bru achou lá, e eu não achei. Mágoa.
    E eu to afim de ler Clube da Luta só pela sua indicação, hein! Hihi
    Beijos, amor!

  2. Se eu te disser que eu já peguei esse Millenium umas três vezes pra comprar e nunca comprei vc vai acreditar? ahuahauhau é que é muito livro na minha cabeça e eu fico maluquinha sem saber qual levar primeiro. Eu escolho livro pela capa. Bad né? auhauah E eu leio livro que tá em voga sim, mas nunca li nenhum da série Hunger Games =O. Vi o filme e achei um saco. Enfim… Clube da Luta é legal mesmo? Ele vai entrar na minha lista hein!
    Beijão da sua segunda mãe mafiosa!

Comentários: