Meme Literário – PARTE 2

Parte 1

Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse.

Vale ser uma série de livros? Se sim, eu gostaria que “O Diário da Princesa” nunca acabasse. Eu ia falar “Harry Potter”, mas a verdade é que depois que o Voldemort morreu, não teria a menor graça continuar a história, já o Diário da Princesa, por otro lado, seria genial caso a história continuasse para sempre! Quer dizer, foi uma série que me ajudou muito a seguir a vida e eu passei por tudo que a Mia passou ao mesmo tempo em que lia os livros, só que na vida real. Bem, tudo exceto a história da princesa e dos namorados, mas, enfim, eu me via muito nela e acho que se a história continuasse eu poderia ser uma adulta mais legal espelhando-me na minha musa forevis.

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries?

Eu acho que se um livro foi feito para ser uma série, não tem o menor problema. Como ocorreu com a J.K. Rowling, por exemplo, que pensou na história fechada de Harry Potter e foi lá e escreveu. Não sei se esse foi o caso da Meg Cabot, mas se não tiver sido, ela fez direitinho mesmo assim. Enfim, não tenho nada contra desde que saibam para onde a história irá, mas se for pra fazer o primeiro livro maravilhoso e continuar os outros de maneira lastimosa eu sou contra. Se o enredo não for bom o suficiente para envolver vários livros, é melhor parar em um só pra não estragar a história.

Dia 10 – Spoilers te assustam?

Não me assustam, mas eu acho que determinadas histórias ficam sem graça com eles. Se estou lendo um livro, por exemplo, que o fulaninho morre eu não ia querer saber antes de ler que o fulaninho vai morrer, entende? Isso perderia toda a graça, completamente, poxa vida! Agora quando é um livro romântico e me contam que o fulano vai ficar com a fulana eu acho legal porque daí leio mais rápido a fim de descobrir como desenrolou-se a história para chegar até isso! Assim sendo, creio que a história com spoillers é bastante relativa.

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?

Para mim um grande escritor é aquele que consegue fazer livros de vários gêneros sem se perder, ou que faz um gênero só, mas histórias diversificadas, diferentes umas das outras e alcança coesão e coerência em todas. E um grande livro, para mim, é aquele que deixa de ser apenas uma história e entra na gente e transforma algo em nosso modo de ver o mundo, na nossa vida. Aquele livro que a gente lê e tem vontade de gritar pro mundo inteiro as palavras e tal, entende?

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?

O tipo de narrador influencia MUITO no livro. Em livros de primeira pessoa eu sempre fico pensando “mas por que raios essa pessoa resolveu contar essa história?”e por outro lado, não suporto esses livros que o narrador fez por estar escrevendo uma história, pra mim é tudo cópia de Dom Casmurro e afins, sabe? Porém, em terceira pessoa eu sempre fico pensando quem raios é a pessoa que está narrando e as vezes fico irritada pela impessoalidade. Porém, irrito-me mesmo com os livros de primeira pessoa, pois pra mim passa uma história parcial demais, que conta a história sobre um único ponto de vista, enquanto que os livros de terceira pessoa tendem a ser mais impessoais e assim me prendem um pouco melhor à história.

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.

“Olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas.” – Dom Casmurro, Machado de Assis

Na real eu gosto de todo esse capítulo do livro, é fantástico.


Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? 

O Tempo todo! A biblioteca da faculdade é onde vou estudar depois das aulas e também pegar livros quando não estou afim de pagar pelo xerox, enquanto que a biblioteca pública eu uso para alugar todos os livros que tenho vontade de ler, mas são caros ou eu simplesmente não estou afim de comprar, de todo caso, sou absurdamente apaixonada por bibliotecas e por mim morava em uma!

0 thoughts on “Meme Literário – PARTE 2

  1. HAHAHA, você viajou nessa das séries, hein? Mas amei a citação que você usou.. Dom Casmurro é uma obra de arte.. Preciso reler, porque li sem maturidade e cometi o disparate de “odiar”.
    Beijo!!

  2. Concordo sobre os livros que acabam sendo seriados: se for para continuar lixo, melhor parar mesmo (:
    Já sobre os spoilers, não ligo para eles. O resto das respostas, meio que concordo contigo.
    ;*

Comentários: