Alguns dizem que é o amor que pode salvar o mundo, eu acredito que é a conversa.

Todos os dias vejo milhares de maus entendidos acontecerem porque as pessoas têm uma tremenda dificuldade de expor aquilo que pensam e sentem.

Várias coisas terminam precipitadamente e as vezes até acidentes ocorrem por causa disso, mas insistem em não entender que, se converssassem, tudo poderia se resolver.

Palavras guardadas por tempo demais dentro de nós não fazem bem nem para quem as guarda e nem para quem deixou de ouvir.

Quando eu digo que as pessoas precisam ouvir verdades, na verdade quero dizer que elas precisam ouvir.

Estamos acostumados a falar para um terceiro à respeito de algo que está incomodando ou impedindo algum relacionamento, se simplesmente falássemos com a pessoa que nos oprime, conseguiríamos resolver as coisas.

Acho que vivemos cercados por medo e angústia e a superficialidade das relações impede que nos aproximemos de verdade das pessoas.

Se pararmos para pensar sobre o decorrer de nossas vidas, percebemos facilmente que andamos com gente que não gostávamos, dizíamos até que éramos amigos de certas pessoas quando na verdade não concordávamos com nada do que ela fazia. Era muito melhor ficar calado e ao lado dela do que expor seus pensamentos à respeito dela e talvez provocar uma cisão. No entanto, por causa das discordâncias e de várias coisas que deveriam ser ditas, mas não foram, acabamos nos afastando dessas pessoas.

Casamentos acabam porque o casal simplesmente não consegue mais dialogar sobre o funcionamento de suas vidas. Porque preferem sofrer calados.

Cânceres e úlceras podem ser gerados por causa do nervosismo que essas inquietações nos provocam.

Se você ama alguém, converse com essa pessoa, deixe que ela saiba disso, tente entender a vida dela e assim você vai acabar fazendo mais parte dessa vida. Exponha suas opiniões, mas saiba ouvir as respostas alheias. Aprenda a conviver.

Somos bons em falar da vida alheia, mas é muito difícil ver alguém falando sobre a própria. Discutindo a relação. Na atual sociedade, quando um casal discute a relação certamente estão se desentendendo e tendem a terminar o relacionamento, pelo contrário… quanto mais o casal compartilhar de sua vida, mais fácil será seu convívio. Quanto mais um amigo souber sobre o outro, mais fácil será essa amizade.

O diálogo é a chave para a transformação do mundo.

No dia em que a gente pude olhar para a cara de um amigo e dizer “Essa roupa não ficou boa em você.” ou “Você está gordo sim.”, sem medo de que seu amigo te odeie para sempre, teremos um mundo deveras melhor.

 

0 thoughts on “O mundo onde conversar é errado.

  1. Olha, eu concordo bastante contigo. As pessoas precisam aprender melhor a se comunicarem, acho que isso deveria ser matéria obrigatória no Ensino Médio. Andam muito afobadas, irritadinhas, e perdem a razão fácil demais antes de conseguirem fazer valer os direitos delas. É complicado isso…

Comentários: