O que é Cultura?

Não venha me dizer que é ouvir óperas, assistir teatros e entender a obra de Machado de Assis. Isso não é cultura, apenas um conjunto de coisas que poucas pessoas apreciam, mas não as torna melhor ou pior que alguém.

Estou me preparando para ingressar no curso de Ciências Sociais, a faculdade será decidida de acordo com a minha aprovação nos vestibulares, nota-se que não estou preocupada com o ato de passar e que o vestibular não é motivação o suficiente para me fazer prestar atenção naquelas aulas chatas de matemática à respeito de números complexos. Mas eu presto atenção em sociologia, eu gosto muito de sociologia e, na preparação para o vestibular, encontra-se uma lista de livros sociológicos que devem ser lidos por todos os candidatos do curso, estou encarregada de lê-los portanto. O escolhido desse bimestre foi o “Cultura: Um conceito antropológico” e, bom, é um livro de 116 páginas com o intuito de te fazer entender o significado do conceito de cultura. O que eu aprendi?

Aprendi que segundo os antropólogos cultura é um conjunto de ideias, práticas e costumes que definem uma sociedade. Algo que pode ser aprendido com a convivência e que é reapassado involuntariamente de geração em geração. O ser humano é o único animal dotado de cultura porque é o único animal dotado de linguagem e sem a linguagem torna-se impossível transmitir os costumes para as outras gerações. A linguagem humana, no entanto, surgiu através de símbolos e desenvolveu-se junto com a cultura, sendo a própria linguaguem uma manifestação cultural.

Faz-se necessário que todos os membros de certa sociedade tenham uma base de sua cultura, para assim poderem vir a agir ativamente na melhoria de tal sociedade.

A cultura, porém, é influenciada externa e internamente e não é estática, podendo assim sofrer graves mudanças ao longo dos anos.

No fim das contas “Tarzan” e o conceito de “Escola” são os melhores exemplos encontrados por mim para definir tal conceito.

Tarzan porque ele é um ser humano, criado por um bando de macacos, portanto a cultura dele é a cultura do grupo de macacos. Ele fala a língua deles, veste-se e age de acordo com eles, sendo considerado humano apenas pelo fato de possuir as características físicas de um. Quando a Jane aparece na história, o papel dela é ensiná-lo a ser civilizado, a ser “homem”, então ela o ensina a vestir-se, comer, comportar-se e até mesmo a falar de acordo com a cultura dela, que é a inglesa. Mostrando assim que a cultura não é intrínseca à pessoa, mas sim ensinada, é uma questão de aprendizado, observação e costumes. Ninguém nasce com tal cultura, ela é adquirida com o tempo.

Escola porque ela é o instrumento utilizado pelas sociedades modernas para transmitir cultura para os mais jovens. Você nasce e aprende com seus pais a falar, comer, agir em sociedade e tal, mas você vai para a escola para aprender todas as descobertas que os humanos fizeram, para que tendo esse básico fique com vontade de pesquisar mais e assim fazer mais descobertas. A escola, portanto, é responsável por nos fazer conhecer todas as coisas que os humanos já fizeram e isso é cultura!

Bom… esse post está pronto desde terça-feira, quando eu estava lendo esse livro e estudando para a prova de quarta-feira. Não devo ter ido bem na prova, mas eu parei de me importar de verdade com essas coisas na sétima série. Só acho chato tirar notas ruins porque fica todo mundo me zoando e tal, mas ah… fazer o que, né? Pelo menos eu aprendi o que é cultura! Espero que vocês também tenham aprendido agora!

E me desculpem por não fazer um post super interessante, mas meu nível de criatividade tá muito baixo hoje.

Então… Boa semana e aproveitem o frio sem moderação alguma!

 

0 thoughts on “O que é Cultura?

  1. Cultura é conceito antropológico, abragendo assim só os seres humanos… Vc errou ao dizer que Tarzan tinha “cultura” antes de Jane chegar, pois macacos não tem “cultura”… Pelo menos para os humanistas… Mas cultura é só um conceito para classificar de acordo com a vontade humana, só uma forma de separar… Na verdade ela não existe… E só pra constar, eu acredito que animais tem cultura, e que qualquer tipo de agrupamento de animais com comportamentos cíclicos pode ser considerado, pelo menos, primórdio de cultura…

    1. Você tem razão… De acordo com os ensinamentos do próprio livro em questão o Tarzan não tinha cultura antes de conhecer a Jane… Pensei errado.
      Pelo que eu entendi, os animais não possuem cultura porque não possuem linguagem, mas concordo que nos agrupamentos de animais há vários primórdios de cultura, se de fato tal conceito puder ser aplicado em prática… No fundo cultura é só mais uma coisa inventada pelo ser humano para comprovar que ele é superior aos outros seres habitantes do planeta.

Comentários: