Olga, A sexóloga – Thais Gualberto

          A Olga é uma sexóloga que se auto-denomina como “taradóloga” e é uma personagem de quadrinhos criada pela paraibana Thais Gualberto. Todas as suas tirinhas são publicadas aqui. Ela existe desde 2009 e em 2015 a Thais decidiu publicar uma pequena coletânea com os quadrinhos que ela considera mais importantes da personagem. Ela me enviou um exemplar desta coletânea e eu adorei ter maior contato com a Olga!

IMG_20151229_193128

          É muito importante a gente dar apoio e suporte aos autores brasileiros em ascendência, principalmente quando são mulheres. Isso porque o mercado editorial, assim como a grande maioria dos mercados do mundo, é machista e tende a preferir publicações masculinas e sobre personagens masculinos, a publicações como a de Thais. A importância de personagens como Olga é tácita: ela mostra sem papas na língua o real significado de liberdade sexual e como as mulheres que a pregam e vivem não são menos ou piores do que as mulheres conservadores e castas.

IMG-20151229-WA0001

          Os diálogos e reflexões da Olga me representaram em muitos momentos, visto que é raro ter contato com personagens e quadrinhos que falem sobre coisas que me abrangem também. Ela não tem vergonha de discutir feminismo, liberdade, segurança e de mostrar o quanto somos oprimidas no dia-a-dia, mesmo em situações que nós mesmas já naturalizamos. Todas essas reflexões são mais que bem vindas e merecem ser levadas a sério, apesar de os quadrinhos serem engraçados e carregados de ironia e bom humor. A mensagem é clara: nós, mulheres, podemos ser o que quisermos e podemos chutar a bunda de quem diz que não.

Obrigada à Olga e à Thais por me lembrarem disso.

IMG_20151229_195924 (1)

Comentários: