Os efeitos da Catarse

Esse post era para ter saído segunda-feira passada, mas minha preguiça não permitiu.

Meu professor de literatura começou a aula de segunda passada nos ensinando o que é catarse, ele disse que é o motivo para as pessoas assistirem coisas tristes e gostarem disso. Um menino perguntou se poderia acontecer com músicas e eu não me recordo a resposta do professor, mas acredito ter sido não.

O fato é que isso me fez pensar nos motivos para os emos existirem e para mim eles são apenas um efeito da catarse.

O popularmente conhecido Emocore,  nada mais é do que músicas que expressam sentimentos mau resolvidos ou letras reflexivas. Não estou aqui para discutir o que é emo de verdade ou quais são as bandas emos, a questão aqui é simplesmente exemplificar que músicas podem sim passar o sentimento de catarse.

Quem nunca se sentiu tocado ouvindo uma música? Quem nunca repetiu a música trocentas vezes porque ela te faz chorar? Quem nunca achou super maneiro ouvir músicas tristes? Eu duvido que pagodeiros, metaleiros e todas as tribos existentes nunca tenham se apaixonado por pelo menos uma música que possa ser considerada emo.

A verdade é que nós necessitamos desse sentimento para nos sentirmos mais preparados para continuar a vida e as músicas podem sim nos fazer sentir purificados.

Acredito que as músicas “emos” foram criadas por pessoas que não têm tempo suficiente para parar e assistir um filme ou ler uma poesia que transmitam essa sensação, elas foram feitas para que as pessoas possam ouvir, se emocionar e ao mesmo tempo fazer o que devem fazer. É um meio mais rápido de fazer a catarse acontecer, mas funciona da mesma maneira.

Portanto, não julgo as pessoas que escolhem seguir este estilo de vida, pois elas são iguais às pessoas viciadas em poesias tristes ou filmes melancólicos. Elas não são defeituosas ou qualquer coisa do tipo, só apreciam a catarse de uma maneira diferente, mas ainda assim válida.

E se você nunca sentiu catarse através de músicas, está perdendo muito.

Catarse:
1. Filos. Palavra pela qual Aristóteles designa a “purificação” sentida pelos espectadores! durante e após uma representação dramática.
2. Método psicanalítico que consiste em trazer à consciência recordações recalcadas.
3. Libertação de emoção ou sentimento que sofreu repressão.

0 thoughts on “Os efeitos da Catarse

  1. Ei May! Com certeza música fazem com que soframos catarse. Pra mim, catarse não tinha que ser necessariamente algo triste não. Pra mim, era simplesmente algo que te modificasse, e muitas músicas me modificam, hahaha. Tipo firework, meu mais recente vício, que me lembra todos os dias de manhã que eu posso ser muito mais do que eu sou. Posso ser fogos de artifício, e cara, isso me deixa muito feliz! HAHAHAH
    Beijos!

    1. Taí algo que não tinha pensado! Catarse pode ser algo bom também, afinal coisas boas também podem nos modificar internamente! Bom ponto de vista! haha

Comentários: