Os Outros Mundos

Anna, Tary, Analu, Lari e diversas outras blogueiras lindas andam por aí fazendo uma lista dos melhores livros do ano, a questão é que eu li apenas 16 livros neste ano e não sei eleger melhores em um hall tão escasso, porque, bem, todos eles foram maravilhosos e essenciais. Como alguns de vocês devem saber eu resolvi fazer vídeos resenhas para todos os livros lidos neste ano e assim sendo, minha retrospectiva literária será um tantinho diferente!

O ano começou lindo com Rudy e Liesel em “A Menina que Roubava Livros”  e brochou um pouco com “O Pequeno Filósofo”.

Tudo melhorou novamente quando conheci o jovem Katchadourian que me apaixonou e foi um dos meus queridinhos até o fim do ano! Claro que Marx e Engels com sua proposta revolucionária também me encantaram e, felizmente, Dartagnan não fica atrás!

Depois tivemos Lolita, o livro mais sofrido do ano, que era tão genial que eu protelava a leitura para senitr mais profundamente a coisa inteira. Não superei esse livro até hoje e quero muito ler outros Nabokov pra ver se mantém ou não o nível.

O livro “bobinho” do ano, que me introduziu na literatura australiana e contou uma história intensa e capaz de me prender na leitura de uma forma que Lolita não foi capaz.

O livro mágico do ano por ter representado a Máfia e a Milena na minha estante. Amei cada página e chorei copiosamente nas últimas. Não foi meu livro preferido porque foi dolorido demais pra eu sequer pensar em reviver tudo.

Chuck é meu autor favorito porque em todo livro que leio descubro mais coisas maravilhosas, niilistas e desencantadoras com uma maneira linda de serem mostradas que me encantam mais do que qualquer coisa. Esse livro teve um gostinho especial por ser a origem do meu filme preferido e conseguiu me surpreender um bocado. Maravilhoso.

Lemony Snicket tinha que dar a honra de sua graça e abrilhantar o ano com a série mais decepcionante, genial e essencial que já li na vida! Amei entrar em contato com os Baudelaire novamente!

Helena é um livro casual, com uma história que poderia acontecer com qualquer um, mas que passa uma tranquilidade e filosofia invejáveis que só a srta Del Lang é capaz de passar para as pessoas! Eikki é um sonho e desde quando li morro de vontade de conhecer a Finlândia!

Um livro de auto-ajuda que foi abandonado, um livro da faculdade objeto de meu primeiro seminário universitário e um Kafka que com certeza marcou meu ano com o jovem Samsa. Amei esse livro e quero muito reler!

Meu queridinho do ano, se eu tivesse que eleger um preferido seria este. Eternamente grata à Bruna por ter me dado porque minha vida não seria a mesma sem este livro espetacular. Todos devem ler Alasca em algum momento e ser um pouco mais Alasca também. Doído na medida certa e capaz de ser eternamente amado.

A primeira história que eu gosto mais no filme do que no livro, embora o filme abstraia o poema que é uma das melhores coisas do livro. A história é linda, mas também doída e trágica demais, tensa demais, só de lembrar já fico angustiada!

O livro maravilhoso que me fez ler 200 páginas em um dia porque eu não conseguia largar tamanha era a vontade de saber o que estava por acontecer, mesmo que eu já tivesse visto o filme. Recomendadíssimo pra quem gosta de mistério. Fabuloso.

Viram? Eu li pouco! O detalhe é que mesmo assim seria impossível fazer um vídeo conciso falando sobre os meus preferidos porque eu sou tagarela e os livros despertam TANTA coisa em mim que nem tem como cogitar a possibilidade de falar pouco sobre eles! Sem contar que fora todos esses vídeos fiz trilhões de textos sobre eles ao longo do ano, então, se quiserem saber ainda mais basta procurarem por livros ali na caixa de busca!

Terminem o ano direitinho!

0 thoughts on “Os Outros Mundos

  1. Já tinha visto todos os vídeos em segredo – essa sou eu, hahaha – menos o último. Fiquei ainda mais morta de vontade de ler “Os homens que não amavam as mulheres” depois dele. Todo mundo fala muito bem desse livro! Eu já tenho os dois primeiros, porque ganhei de aniversário. Acho que vai ser um dos primeiros livros que irei ler em 2013.
    Beijos, May!
    Espero que seu ano novo seja incrível!

  2. Eu tenho tanto orgulho de você, tão adultinha de cabelos coloridos aí falando tanto sobre os livros! A gente tem que brincar mais de clube do livro pra compartilhar leituras e opiniões.. Te amo, amo, amo! <3

  3. May, eu nem me dignei a contar quantos livros eu li este ano. Só sei que foram pouquíssimos. Adorei a mudança de cabelo ao longo dos vídeos. *-* Há tempos que quero ler Lolita. Que seja em 2013.

  4. Gente, quantos vídeos! E como seu cabelo mudou!!! Gostaria muito de ler Helena e As vantagens de ser invisível. Agora, Lolita não. Já tentei e não consegui terminar. É um livro que me incomoda.

  5. Mayrinha, não sei se você sabe, mas eu acompanho religiosamente suas vídeo-resenhas <3 Adoro! Achei o máximo que essa sua retrospectiva literária foi quase uma retrô capilar também, que linda <3 O verde o vermelhão Ariel são meus favoritos (obsessão por sereias, eu?). Sobre os livros, Perks e Alasca são meus favoritos da lista. Amo demais esses dois. Alasca pra mim é mil vezes melhor que ACEDE =x Não só a história, mas as reflexões e tal. Quero muito ler esse da série Millenium, mas a Analu me botou medo dizendo que a narrativa é horrível. Outro que preciso comprar é Clube da Luta, amo o filme de paixão.
    Amora, um 2013 lindo e com muitas leituras lindas pra ti.
    Beijos

  6. May, a sua retrospectiva é a mais legal do mundo! Você fez vídeos durante o ano e de uma vez só põe todos aqui, cada um com um cabelo, e mata quem vai ver de tanto orgulho. Acho que eu só não tinha visto dois, mas o que eu mais gosto é quando você fala de Alasca! É uma das coisas mais legais que eu já vi sobre esse livro. Beijo grande!

Comentários: