What’s Your Favorite Scary Movie?

Não sou do tipo que cresceu vendo filmes de terror, meu irmão sempre tinha medo de eu me impressionar demais e assim sendo nunca assisti. O primeiro que vi eu tinha doze anos e estava de férias na casa da minha avó, era uma tarde encalorada do Maranhão e fomos na casa de uma prima assistir “Anaconda”, eu quase morri. Mais madura, com quase 14 anos aventurei-me nesse ramo novamente, o alvo da vez chamava-se “Os Mensageiros“, tinha a Kristen Stweart no elenco e um menino que apelidamos de “Menino Aranha” e sempre o usávamos para assustar nossa amiga hater oficial de filmes de terror/suspense. Não me assustei com ele. O primeiro a me colocar medo foi um que tinha uns brinquedos esquisitos, mas não era o filme do Chucky, esse eu nunca vi. Acho que o cerne é esse: Eu nunca vi as grandes franquias de filmes de terror. A única exceção é “Atividade Paranormal”, que eu achava muito sem graça, até estrear o último filme, capaz de me fazer mudar de opinião.

“O Chamado” eu assisti na televisão e ao invés de me assustar, chorei de tristeza morrendo de pena da coitada da Samara, ela é muito incompreendida e sofredora, tadinha. “A Órfã” vi no cinema e foi o melhor filme de terror para mim até eu conhecer Pânico. “Rec” eu só vi o segundo filme e embora seja legal, tem muitas falhas. “O Orfanato” é assustador e tenso, porque envolve crianças e sempre que envolve crianças tudo fica pior. “Sem Vestígios” é intrigante e fantástico. “O Exorcismo de Emily Rose” eu achei super interessante, já “O Exorcista” achei pacato. É enorme e a parte de suspense, que era pra ser assustadora, além de ser mínima, por ser velho o filme torna-se engraçada ao invés de assustadora. Assisti pedaços de “Premonição”, mas achei bobos, sempre quis ver “O grito” mas nunca lembro quando vou à locadora. Sobre o Chuck, Jogos Mortais e todas as outras grandes franquias eu sinceramente mal sei o nome e quando sei não faço ideia do que se  trata.

Então eu ganhei um livro chamado “1001 Filmes para Serem Vistos Antes de Morrer” e eu acho bobagem ter um livro desses se você não tiver o propósito de ver todos os filmes que lá constam, assim sendo, quando soube que dormiria na casa da minha amiga, fui logo preparando nossa lista de filmes, assim sendo pegamos “Pânico”, isso foi há cerca de dois meses e desde que vi o filme estávamos ansiosas para o reencontro, a segunda noite com o restante dos filmes. Assim sendo, na noite passada assisti a “Panico 2”, “Pânico 3” e “Panico 4” e só posso afirmar que mesmo não sendo A mestra dos filmes de terror, essa série é a minha preferida e ignorem o fato de que foi a única por mim vista.

A questão é que não se trata de uma história de serial killer qualquer, no primeiro filme temos apenas o assassinato da mãe de uma garota e um surto de gente louca matando mais gente na mesma cidade, no segundo filme nos deparamos com outro cenário, desta vez a faculdade e lá os mesmos personagens se deparam com uma situação parecida, mais uma série de assassinatos. No terceiro filme – meu preferido – acontece a filmagem da história do massacre do primeiro filme, em uma franquia fictícia chamada “Stab” e acontece um massacre dentro da filmagem, Sidney – a mocinha desde o primeiro filme – acaba tendo que voltar à história, depois de ter se mudado pro meio do mato para evitar que mais gente que ela conhece morresse. No quarto filme, feito 10 anos depois do terceiro, a história se passa 10 anos após a história do terceiro e trata-se da volta de Sidney a sua cidade para o lançamento de seu primeiro livro, o problema é que ela volta na época do aniversário do massacre e nada melhor do que um aniversário para fazer um “remake” da história. Explicando basicamente não se pode compreender a essência do filme, além do fato de ocorrer uma sequência interminável de assassinatos a punhalada, mas eu garanto que vale apena.

É uma franquia incrível que não te deixa morrendo de medo, mas te dá alguns sustos e causa uma tensão horrível em certas partes, que tem a capacidade impressionante de sempre te surpreender, mesmo quando você acha que não há mais o que inventarem, conta com um elenco incrível e a cada filme surgem mais e mais atores conhecidos que você jamais imaginaria em um filme de terror (Emma Roberts, Drew Barrymore e até a Lily de Gossip Girl), faz você realmente gritar em alguns momentos e o que deixa tudo ainda mais divertido é o fato de que eles sabem zoar a eles próprios. O segundo filme começa com uma discussão sobre como sequências tendem a ser piores que o original e elencam um hall de características para as sequências, no terceiro há o clima de “como ocorre o fim de uma trilogia” e então surge o cinéfilo da história que vai contar as possibilidades, o quarto começa com vários finais de “Stab” que depois do terceiro filme virou palhaçada e também encontra o cinéfilo da história. A franquia brinca bastante com as “regras” dos filmes de terror, sempre tentando inová-las, com o intuito de realmente surpreender e pelo menos a mim eles conseguiram. Há uma crítica à frase da Modernidade de que “Filmes e Jogos induzem as pessoas a serem violentas” e você é capaz de sempre rir e se surpreender com a burrice das pessoas que INSISTEM a fazer as coisas mais inusitadas, como entrar num teatro deserto porque ouviu uma música tocar, abrir a porta para consertar um treco de vento sabendo que há um assassino a solta e inúmeras outras milhões de coisas. É aquele filme que é trash e bom ao mesmo tempo, daqueles divertidos e emocionantes de se ver. Daqueles “terror” que valem apena.  E para os fãs de Friends vale dizer que a Mônica é uma das protagonistas!

Enfim, tudo que eu posso dizer é que “My favorite scary movie is Scream 3” e que eu ainda vou ligar pra alguém no meio da madrugada, com um aplicativo de “ghost” instalado no telefone e perguntar para a pessoa isso, só pra ver se ela se assusta.

0 thoughts on “What’s Your Favorite Scary Movie?

  1. Eu sou viciada em filmes de terror. Você sabe, né? Mas eu nunca vi Pânico, acredita? Nunca vi porque na locadora em que eu tenho conta ELES NÃO TEM ESSE DVD. Eu sei que é bizarro não terem Pânico, bem-vinda a Uberlândia. Sempre tive preguiça de baixar também, e por isso nunca vi. Mas sempre MORRI de vontade de ver, porque eu adoro esses filmes de terror meio zoados, que são mais engraçados que medonhos, mas que acabam dando uns sustinhos. E eu também sou apaixonada pelos Todo Mundo Em Pânico. É totalmente trash, mas inegavelmente engraçado. Meu favorito é o 3º, porque conheço 80% dos filmes que eles zoam. Acho que o Pânico mesmo aparece só no primeiro, com a clássica cena do Pânico esfaqueando uma garota e arrancando fora o silicone dela (sou retardada).

    A única franquia de terror/suspense que eu acompanho é de Atividade Paranormal. Sou apaixonada por eles, me cago de medo sempre e já não vejo a hora de ver o quarto filme. O Chamado eu achei tão sem graça que nem tive muita vontade de ver o segundo. Eu gostava bastante de Jogos Mortais, acho os dois primeiros filmes bem bacanas, mas desencanei de ver depois do quarto porque acho que a partir dali eles começaram a abusar demais da boa vontade do espectador. Ainda assim, o 1 e o 2 são bem válidos, acho que você ia gostar.

    Ah, te amo por achar O Exorcista engraçado. Eu morri de rir quando vi, e me sinto compreendida. <3
    beijocas

  2. Morro de medo sem nem ter visto. Só de ficar mais de 5 segundos olhando pra essa máscara aí no seu post eu já me assusto, sou dessas. O único de ‘terror’ que eu vi foi “A Orfã”, porque eu sempre adorei essas histórias que envolvem orfanatos, embora ‘O orfanato’ mesmo eu nunca tenha tido coragem de ver. Mas assisti ‘A orfã’ na sala, com bicho de pelúcia no colo, ao meio dia, com as cortinas todas abertas, pra não ter clima de sentir medo! HAHAHA, odeio, odeio, odeio. Sou total daquelas que vai em montanha russa mas não entra nem amarrada no tal do trem fantasma!

  3. Ah, eu gosto pra caramba de filmes de terror. Mesmo. A ponto de que, nesse fim de semana, meus amigos virão para cá e faremos uma sessão terror. hahaha
    Nunca vi Pânico. Tenho vontade, mas nunca havia classificado ele como terror. Classifiquei como suspense mesmo, assim como A Órfã (que eu adorei, por sinal).
    Mas confesso ter medo de O Exorcista. Não de assisti-lo, mas de ter pesadelos. E da Samara Morgan também. hahaha Sempre tenho pesadelos com ela.
    Achei tenso O Exorcismo de Emily Rose. Mesmo. Mas muito mais interessante mesmo do que assustador.
    Não sei dizer qual é meu favorito. Mas sei que adoro o gênero.

  4. adorei a materia, amo filme de terror é tambem adoro o Panico, Morro de medo desse cara com essa mascara, mais gosto mais de filmes de zumbi, mais interresante aquele de zumbi, de sangue, morte mesmo figado apareçendo muito sangue mesmo! kkkkkkkk adoro tanto filme de Terror que o Jogo mortais, eu queria fazer igualzinho comprar uma casa é mata pessoas que odeio ou que me emcomodaram KKKKKK

Comentários: